quinta-feira, 15 de abril de 2010


Piet Mondrian

Piete Cornelis Mondriaan, nasceu em 7 de março de 1872 na Holanda em uma cidade rural chamada Amersfoort. Filho de um pastor puritano e criado em um ambiente religioso extremamente rígido, Piet teve a religião e o sentimento metafísico como um marco importante em suas obras.
Ele foi um dos grandes contribuintes para o grupo e movimento artístico De Stijll, que foi fundada por Theo Van Deosburg. Ele desenvolveu uma forma estilística que ocorreu ao longo de quase trinta anos e que continuou para além desse ponto até o fim de sua vida, essa forma consistia em um fundo branco, com linhas horizontais e verticais pretas e as três cores primarias.
Mondrian teve a arte introduzida na sua vida, desde muito cedo, em 1905 seu pai era um professor de desenho qualificado, junto com o seu tio Fritz Mondriaan. O que o impulsionou a se interessar pela carreira artística.
Em 1892, Piet entrou para a Academia de Belas Artes de Amsterdã, começou a sua carreira como professor da educação primaria e também praticava a pintura. Muito influenciado pelo naturalismo e impressionismo, maior parte do seu trabalho deste período consiste principalmente de paisagens.


Exemplar pós-impressionista "O Moinho Vermelho"(em português), “The Red Mill” (em inglês) ou no titulo original em holandês “De Rode Molen” esta pintura retrata a Holanda de Peit dos moinhos de vento.


“Avond” é a priemria das obras de Mondrian a enfatizar as cores primárias. Esta obra é quase inteiramente composta de vermelho, amarelo e azul.

As primeiras pinturas de Mondrian que apresentam essa abstração datam de 1905 com a pintura “O Rio Amstel” e em 1907 com a pintura “Amaryllis”, neste mesmo período Mondrian mudou a grafia de sua assinatura de Modriaan para Modrian, porém o conteúdo final de suas obras ainda estavam enraizadas na natureza e foi só posteriormente a estas datas que as realizações de Piet iriam tornar se profundamente influenciadas pela exposição de Kunstkring Moderne do Cubismo realizada em Amsterdã em 1911.
Sua busca pela simplificação se deu apartir da apresentação de duas versões de “Still Life with Ginger Pot (em Inglês), Stilleven met Gemberpot (em holândes) ou Natureza morta com pote de gengibre (em português)”, a primeira versão se deu em 1911 no estilo cubista e a outra de 1912, é reduzida a uma forma redonda, com triângulos e retângulos.


Versão de 1911 “Still Life with Ginger Pot (em Inglês), Stilleven met Gemberpot(em holândes) ou Natureza morta com pote de gengibre (em português)”.

Versão de 1912 “Still Life with Ginger Pot (em Inglês), Stilleven met Gemberpot(em holândes) ou Natureza morta com pote de gengibre (em português)”.

Em 1911 Piet mudou se para Paris e quase que imediatamente as influências do Cubismo estilo Picasso e Braque, surgiram nos trabalhos de Mondrian, cada vez mais dominado pelas formas geométricas e pelos planos convergentes comumente encontradas no cubismo. No entanto, ficou evidente que Mondrian viu o Cubismo como ponto de escala no seu percurso artístico, ao invés de destino.
Em 1914 Mondrian foi visitar a sua terra natal, quando a I Guerra Mundial estourou, então ele foi obrigado a permanecer no país até 1919. Durante esse período ele ficou reunido com Bart van der Leck e Theo van Doesburg, fundando assim De Stijll (O Estilo), um jornal em que publicou seus primeiros ensaios, aonde adotou o termo Neoplasticismo.
Mondrian Publicou “Nieuwe em Beelding de schilderkunst" ("A nova Pintura Plástica”), esta foi a sua grande primeira tentativa de expressar a sua teoria artística por escrito:
“Eu construo linhas e combinações de cores em uma superfície plana, a fim de expressar a beleza em geral com uma consciência maior. A Natureza (ou, o que eu vejo) me inpira, me coloca, em um estado emocional como acontece com qualquer outro pintor, que me impulsiona ao ponto de fazer alguma coisa, mas eu quero chegar o mesmo perto possível da verdade e abstrair tudo disso, até eu chegar a um fundamento (ainda apenas um fundamento externo!) das coisas...
Eu acredito que é possível através de linhas horizontais e verticais, construídas com consciência, porem sem calculo, somente liderada somente intuição elevada, trazer para a harmonia e ritmo, essas formas básicas de beleza, se necessário, pode tornar se uma obra de arte tão forte quanto verdadeira, usando-se apenas linhas diretas ou curvas.”

Piet Mondrian, Composição com Amarelo, Azul e Vermelho, 1937 - 42, óleo sobre tela, 72,5 x 69cm, Tate Gallery. Londres

Piet Mondrian, Composição II em vermelho, azul e amarelo, 1930


Piet Mondrian, Composição 10, 1939-1942, coleção particular.


Curiosidades

A arte de Piet Mondrian inspirou muitas pessoas no mundo da moda.
O estilista francês Saint Laurent, na década de 60, inspira-se nas vertigens da arte. Com um vocabulário restrito às verticais e horizontais e às cores puras, Piet Mondrian foi à fonte de inspiração para a coleção Mondrian, de 1965. As estampas abstracionistas e cores primárias deram aos seus vestidos um ar de “móbiles no espaço”.
Acima de tudo, Saint Laurent sempre foi um inovador, até mesmo um escandaloso revolucionário da moda, sempre buscando novas formas e atitudes para vestir as mulheres. Linhas retas, cores puras e vivas, foram às fontes de inspiração.

O designer canadense naturalizado britânico, especializado na criação de sapatos de couro e acessórios, chamado Patrick Cox , criou uma coleção de 1995, inspirado nos quadros de Piet Mondrian.

A fabrica de tênis americana Vans, em 2008 lançou a coleção uma série com três modelos Authentic, o tradicional de cadarços, inspirados nas obras do pintor holandês Piet Mondrian.

No início de 2008, também foi lançado o Nike SB – Dunk Low Premiun – Mondrian Edition, derivado dos ideais de ordem e harmonia do movimento De Stijl, que se baseavam na busca do equilíbrio perfeito da composição de cores e formas.


Esses são apenas alguns exemplos de pessoas que se inspiraram na arte, para criar uma outra coisa, isso é uma prova de que a arte está, mais presente em nossas vidas do que imaginamos.

Por: Manuela Felizardo Couto
Curso: Artes Plásticas - Matutino


Fontes:

http://en.wikipedia.org/wiki/Piet_Mondrian

http://www.pietmondrian.org/about-piet-mondrian.php

http://www.artchive.com/artchive/m/mondrian/mondrian_red_tree.jpg.html

http://www.wga.hu/index1.html

http://www.abcgallery.com/M/mondrian/mondrian32.html

http://www.abcgallery.com/M/mondrian/mondrian33.html

http://almanaque.folha.uol.com.br/saintlaurent_historia.htm

http://pimptoes.wordpress.com/2008/09/06/mondrian-in-shoes/

http://www.minhanadasimplesvida.com/2008/10/24/moda-x-arte/

terça-feira, 13 de abril de 2010


"Um pé de nada" by Lara Batera

pintei usando pastel seco numa época mto sei lá da minha vida...
não sei se é exatamente esse tipo de participação da qual vc fala professora, mas se for, tá valendo
se não for, pelo menos deu uma agitada aqui pq tava td mto paradão!